top of page
  • Foto do escritorELO Laboratório Clínico

CIRROSE: SINTOMAS, CAUSAS E OS SEUS POSSÍVEIS TRATAMENTOS


Antes de nos aprofundar no tema, é importante entender o que é a Cirrose.

O QUE É A CIRROSE?

A cirrose é caracterizada pela formação de nódulos e de fibrose no figado, sendo assim associada a alguns excessos como o consumo exacerbado de álcool e doenças, como a

Hepatite C e a Hepatite B. Nos casos como a Cirrose, as células do fígado são destruídas e o fígado tem suas funções comprometidas, chegando até mesmo a ficarem paralisadas.


SINTOMAS DE CIRROSE

A cirrose no inicio é uma doença silenciosa, sendo o diagnóstico feito comumente a partir de exames de Laboratório e da avaliação clínica de um especialista na área. É importante se atentar a sintomas como: Cansaço sem explicação, náuseas, vômitos, perda de peso, dor abdominal, fadiga, olhos e pele amarelados, urina escura, entre outros. Em casos mais avançados da doença pode levar a Encefalopatia Hepática, que seria uma síndrome que provoca alterações cerebrais provocadas pelo mau funcionamento do fígado.

Em casos mais graves, onde a doença já está avançada, é necessário o transplante de fígado, tendo assim a cura definitiva.


TRATAMENTO DE CIRROSE

A reversão da cirrose ainda não é algo viável. Portanto, é importante fazer o diagnóstico precoce para que possa iniciar o tratamento o mais rápido possível, podendo assim adiar ou até mesmo evitar que surja complicações mais graves.

A primeira coisa a se fazer ao ser diagnosticado ou sentir os sintomas, é eliminar o agente causador, no caso do uso de álcool ou combater o vírus da Hepatite.

Em casos mais graves, onde a doença já está avançada, é necessário o transplante de figado, tendo assim a cura definitiva.

Quando o assunto é a dieta, é importante você questionar ao seu médico qual é a dieta mais recomendada para você, porém, o indicado normalmente é evitar o excesso de sal, frituras e carne vermelha, sendo as refeições realizadas sempre em pequenas porções, divididas ao longo do dia.


RECOMENDAÇÕES

- Evitar o uso abusivo de álcool;

- Utilizar sempre o preservativo nas relações sexuais e exigir o uso de seringas descartáveis para evitar a contaminação pelos vírus da Hepatites B e C;

- Não descuidar ou desistir do tratamento para as Hepatites B e C crônicas, a fim de que não provoquem cirrose;

- É importante procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa para receber a vacina contra Hepatite B, evitando assim o risco de contrair essa doença e entre outras. Verifique a sua carteirinha de vacina;

- Esteja sempre com os seus exames clínicos e encontros com o seu médico em dia, como foi dito acima, a Cirrose pode muitas vezes ser uma doença silenciosa.



____________________________________________________________________________________

FONTE:

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/cirrose/

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/cirrose



58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page